A cultura tecnológica no espaço escolar
16 de dezembro de 2011
“As tecnologias têm papel fundamental no estabelecimento dos referenciais intelectuais e espaçotemporais das sociedades humanas; isto é, todas as formas de construção do conhecimento estão estruturadas em alguma tecnologia”.
Essa mudança passa a exigir gestores com um olhar mais atento, que compreendam a amplitude do conceito de tecnologia e saiba usá-la como apoio para o ensino. Sabe-se que tal influência tem motivado o Governo Federal, que por meio do Ministério da Educação - MEC a desenvolver vários projetos, a exemplo do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), da Secretaria de Educação a Distância em parceria com Universidades e secretarias estaduais de educação, a fim de propiciar a formação de gestores de escolas públicas para a incorporação da TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação).
A modalidade de Educação a Distância, por exemplo, é uma possibilidade de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem, a partir de processos que permitem mais liberdade aos alunos, como os de construir e reconstruir seu caminho, errar, retomar, diferente do modo presencial que se baseia em um direcionamento único.Cada vez mais a Educação à Distância vem sendo considerada uma das principais responsáveis pela democratização da informação. Além de ter se transformado em uma grande ferramenta de transmissão do conhecimento, ela é uma alternativa inovadora na área educacional por ser capaz de ultrapassar as barreiras do tempo e do espaço.
Com a quantidade de recursos, tecnológicos e comunicacionais, disponíveis para alunos e professores nos cursos à distância, fica evidente que a formação e a capacitação dos gestores depende muito da definição e implementação de uma metodologia de ensino e aprendizagem apropriada à linguagem pedagógica. Nenhuma tecnologia pode sozinha resolver todos os problemas da educação, o sucesso da aprendizagem depende muito mais da forma como esta tecnologia está aplicada ao curso, do que o tipo de tecnologia usada.
Dessa forma, é preciso repensar a gestão do processo educacional, pois o espaço institucional não deve continuar operando de maneira limitada, assim como a EaD é uma possibilidade de formação profissional de qualidade e em grande escala, as instituições de ensino devem atribuir novas obrigações, devido à quantidade, diversidade e velocidade da evolução do conhecimento. Vivemos em uma época em que a necessidade por formação é muito maior do que nas outras épocas, isto incentiva à reflexão sobre os conceitos de educação e tecnologia, promovendo uma crescente inter-relação entre os dois.
E você? Como vê esta relação entre a educação e a tecnologia?